Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pesquisa revela o que a foto do seu perfil em redes sociais diz sobre sua personalidade


Se você tem um Orkut, Facebook, participa do Twitter ou de alguma outra rede social, sabe que tortura é escolher a foto do seu perfil.

Alguns escolhem desenhos, fotos de personagens, animais e alguns corajosos postam suas próprias fotos. E há aqueles que postam fotos fakes. hummmm

A psicologia da escolha dessas fotos intrigou uma jovem de 17 anos chamada Nina Jones. Ela foi selecionada e seu projeto de analisar essas imagens está sendo levado adiante com a ajuda do professor da Universidade de Oxford, Bernie Hogan. E desde então foram descobertas algumas coisas surpreendentes (e outras nem tanto) sobre as imagens de redes sociais.

Nina analisou as fotos de mais de 3500 usuários do Facebook e perguntou a eles porque escolheram determinada foto/imagem para representá-los. Algumas respostas incluíram:

*** Quero parecer mais sofisticado do que eu realmente sou
*** Gosto de patos então minha imagem é um pato
*** Essa é uma foto da moto, meu carro hehehhe pois é... eu tenho e voce?
*** Não uso minha foto porque não quero ser identificado, principalmente por causa do meu trabalho
*** Normalmente eu usava a foto do meu casamento, mas estou separado
*** Uso foto dos meus ídolos

Como cada resposta é tão diferente pode parecer impossível investigar uma tendência, mas Nina acredita que descobriu uma:
as pessoas tentam parecer mais atraentes!
o que muda é a forma com que elas tentam fazer isso ou o "público" digamos assim que querem atingir.

O nosso perfil em redes sociais está se tornando cada vez mais um cartão de visita profissional do que uma brincadeira entre amigos e familiares,
então a forma com que as pessoas se apresentam é cada vez mais pensada.

Confira outros fatos interessantes que Nina descobriu:

Homens "photoshopam" suas fotos 50% a mais do que as mulheres.
Os caras sorriem 20% a menos nas imagens.
Se a pessoa (independente do seu sexo) está em um relacionamento, há 35% a mais de chance dela aparecer sorrindo na foto do perfil
1% de todos os participantes apareciam fumando na foto e 5% apareciam bebendo drinks alcoólicos

fonte do post [BBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário