Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cientistas não sabem diferenciar o choro dos animais


Todos sabem que o choro é uma manifestação de sentimentos, e os cientistas afirmam que de fato isso existe no mundo animal.

O que os zoólogos sabem é que,assim como nós, humanos, a maioria dos mamíferos: cães, gatos, ursos, macacos por exemplo possuem um sistema lacrimal bem desenvolvido.
No mundo animal as lágrimas têm a função de lubrificar e limpar os olhos. Se elas podem ter alguma coisa a ver com as emoções, isso continua um mistério.... assim explica o estudioso americano Tom Lutz em seu livro: "Crying: The Natural and Cultural History of Tears" (Choro: a natural e cultural história das lágrimas)

No livro ele exeplica que é impossível diferenciar se as lágrimas vertidas pelos animais têm fundo emocional como dor, tristeza, medo, saudade ou são meramente resultado de um cisco que entrou no olho.

Em vez do nosso chororô habitual, especialistas acreditam que um instrumento usado pelos animais pra expressar suas prováveis emoções é a emissão de sons específicos, por exemplo os gemidos de filhotes separados da mãe ou os granidos e uivos de cachorros .

Nenhum comentário:

Postar um comentário