Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

11 erros mais cometidos na lingua portuguesa


Bom hoje quero mostrar alguns erros de português mais cometidos por todos nós

1) Mas/Mais:
Mas: conjunção adversativa, equivale a porém, contudo, entretanto:
Ex:A felicidade voa tão leve, mas tem a vida breve.

Mais: pronome ou advérbio de intensidade, opõe-se a menos:
Ex: Este é o curso mais caro da faculdade.


2) Onde/Aonde:
Onde: lugar em que se está ou que se passa algum fato:
Ex: Onde vai ser a festa?

Aonde: indica movimento (refere-se a verbos de movimento):
Ex: Aonde você vai domingo à noite?-


3) Que/Quê

Que: pronome, conjunção, advérbio ou partícula expletiva:
Ex: Convém que você durma bastante.

Quê: monossílabo tônico, substantivo, ou interjeição.
Ex: Você tem sede de quê?


4) Mal/Mau
Mal: advérbio (opõe-se a bem), como substantivo indica doença, algo prejudicial:
Ex: Sua aula foi mal preparada. (advérbio)
Ex: A criança sofre desse mal há dois anos. (substantivo)

Mau: adjetivo (ruim, de má qualidade)
Ex: Tive um mau presságio hoje.


5) Ao encontro de/De encontro a
Ao encontro de: significa “ser favorável a”, “aproximar-se de”.
Ex: Para não sofrer fui ao encontro dela.

De encontro a: indica oposição, colisão.
Ex: Seus sonhos sempre vieram de encontro aos meus.


6)Afim/A fim
Afim: adjetivo que indica igual, semelhante.
Ex: Tínhamos idéias afins.

A fim: indica finalidade:
Ex: Vesti-me a fim de ir ao cinema.


7) A par/ Ao par
A par: sentido de "bem informado"
Ex: Eu não estou a par das novidades.

Ao par: indica igualdade entre valores financeiros.
Ex: O dólar está ao par do real.


8) Demais/De mais
Demais: advérbio de intensidade, sentido de “muito”.
Ex: Você é linda demais.

Demais também pode ser pronome indefinido, sentido de “os outros”.
Ex: O papa rezava enquanto os demais dormiam.
De mais: opõe-se a de menos.
Ex: Não vejo nada de mais em sua atitude.


9) Senão/Se não

Senão: sentido de "caso contrário'', "a não ser''.
Ex: Obedeça senão haverá problemas.

Se não: sentido de "caso não".
Ex: Se não chover vou à missa.


10) Na medida em que/ À medida que
Na medida em que: equivale a porque, já que, uma vez que.
Ex: Na medida em que os alunos foram saindo a escola foi ficando deserta.

À medida que: indica proporção, equivale a à proporção que.
Ex: A emoção aumentava à medida que o Brasil ganhava mais uma medalha.


11) Nenhum/nem um
Nenhum é o oposto de algum:
Ex: Nenhuma composição daquele músico fez sucesso.

Nem um equivale a nem sequer um:
Ex: Nem um aluno ficará no pátio, quanto mais sete!

2 comentários:

  1. Acredito que entre os erros mais comuns estão também os "Por quê", "Por que", "Porque" e "Porquê".

    ResponderExcluir
  2. Cara, se fossem esses os erros que mais vejo por aí, estaria feliz.
    Hoje eu vejo muito "alguém pode mim ajuda" Ao invés de "Alguém pode me ajudar".
    Fico inconformada³. Eu não sei de onde surgiu essa confusão entre mim e me, só sei que na minha cabeça não faz sentido nenhum. Mas procure no Yahoo Respostas e você vai encontrar isso em 2/3 das perguntas. Assustador.

    ResponderExcluir