Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

você ja teve um relapso de pareidolia? aposto que sim!


Sabe quando alguém cisma que está vendo a imagem de um santo em uma mancha na janela ou quando você distingue o formato de animais rostos em nuvens?

Esse fenômeno se chama pareidolia e acontece quando interpretamos um estímulo totalmente vago seja ele uma imagem, um som ou outros tipos de sinais como por exemplo psiquicos, somente ilusório, mental... porém parece ser real, algo cheio de significado. Tudo por causa da mania do cérebro em procurar padrões em tudo, buscando padrões o cerebro começa a criar vieses cognitivos ou seja pra explicar o que a pessoa vê ou sente ela busca a religião, coincidências, juntan informações etc... faz de tudo pra tentar provar ao menos à si mesmo que o relapso de "Pareidolia" não é algo que somente ela existe dentro de sua cabeça, seria a intenção de provar que o que ela percebe pode ser visível e explicavel aos outros.

O teste de Rorschach criado pelo psiquiatra suiço Hermann Rorschach aquele das pranchas com manchas de tinta em que você tem de dizer o que está vendo, foi desenvolvido pra explorar a pareidolia e sua possibilidade de revelar o que há na mente das pessoas.

Em 1918 ele criou 15 pranchas, sendo algumas em preto, outras em preto e vermelho, e outras multi coloridas isso levou ele a experimentá-las em seus pacientes no Hospital de Herisau, também em enfermeiras, estudantes de medicina, crianças e outras pessoas que se dispunham à tal teste.

Daí em diante ele passou a estudar o que o cerebro humano via onde supostamente nada era pra ser visto ou percebido, tais "ilusões" são chamadas de "Pareidolia" algo muito comum já experimentado por todos nós.

E você ja teve um relapso de pareidolia?

7 comentários:

  1. Eu vejo coisa onde não tem.. rs.. minha imaginação é muito fertil kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Relapso?

    Significado de Relapso

    adj. e s.m. Que, ou aquele que é negligente no cumprimento de suas obrigações; relaxado, displicente: funcionário relapso.

    ResponderExcluir