Olá Pessoal, estou estreando hoje aqui no Zoiando, aqui quem vos fala é o Diego dono do blog Desventuras de um Docente. Agradeço muito o convite da Ferrockcia pela oportunidade que tive em estar blogando aqui e também peço desculpas por ter demorado tanto pra começar a postar, uma vez que eu fiquei como lanterninha da equipe.
Como Carro-Chefe escolhi um tema bem conhecido de todos que já foi abordado aqui no Zoiando , o Ciúme. Algumas pessoas que sentem Ciúme ou do cônjuge, ou do amigo, ou de um objeto alegam que estão apenas zelando por aquela pessoa ou objeto mas será que é isso mesmo ? Será o ciúme uma coisa boa que todos mascaram como ruim? Vejamos.
De acordo com o dicionário Aulete digital, Ciúme é :
Sentimento doloroso e complexo, nem sempre claro para a pessoa, e que pode envolver tristeza, insegurança e hostilidade, gerado por medo (baseado em motivos reais ou imaginários) da perda de pessoa querida: Não deixou que o ciúme do rapaz estragasse o namoro. [Muito us. no pl.]
Vendo sua definição com certeza a resposta da pergunta é não, ele não é algo bom. Vamos aos fatos.Existe uma grande diferença entre Ciúme e Zelo.
Zelar é uma atenção especial dada á algo ou alguem no intuito de preservar aquilo, ou seja , cuidar . Em contrapartida o Ciúme é o sentimento de medo. Medo de perder a pessoa ou objeto.
Uma pessoa que zela cuida também tem medo de perder aquilo que tem afeição e por isso se dedica a cuidar com atenção. No caso então o Ciúme nada mais é do que um zelo exacerbado, na qual a pessoa que o possui é dominada por ele agindo conforme o sentimento lhe diz. Então ele é bom ? Não, pois como diz um velho ditado " A única diferença entre o remédio e o veneno é a dose"
A pessoa que tem ciúme de uma pessoa querida, diferentemente da pessoa zeloza, dependendo da ocasião age com hostilidade . Existem "N" casos a serem vistos mas vou explanar em dois casos a diferença entre ambos.
1º Caso: Ciúme.
Um casal sai para uma festa, lá a esposa se junta com as amigas e o marido fica com os amigos. De repente um homen conhecido de uma das amigas vai cumprimentar o grupo e obviamente a esposa do outro. O comprimento foi só uma boa noite.
Marido vendo aquilo se revolta e acha que a esposa esta dando em cima do homen(supondo aqui que a esposa é fiel) .Pra ele pouco importa se era ou não só uma boa noite, o que importa é que ele foi traido mesmo sem prova alguma disso. Em alguns casos como este homen casados agridem suas esposas na própria festa, ou quando chegam em casa , ou ate mesmo matam apenas por que o ciúme disse.
2º Caso: Zelo
Um casal sai para uma festa, lá a esposa se junta com as amigas e o marido fica com os amigos. De repente um homen conhecido de uma das amigas vai comprimetar o grupo e obviamnete a esposa do outro. Só que o homen se interessa pela esposa do outro e começa a dar em cima dela. Marido vendo aquilo vai ate onde sua esposa está e defendendo o que é seu encara o conhecido da amiga da esposa e o põe pra correr porém sem escândalo ou constrangimento para quem esta no recinto.
O Primeiro caso é o mais comum de acontecer, prova disso foi a criação da Lei Maria da Penha. No segundo caso, porém, ficou bem claro por que existe distinção entre zelo e ciúme, pois tendo-se carinho por alguem que se cuida querendo apenas o seu bem, a pessoa não vai expô-la a uma situação constrangedora por qualquer coisa. Não vai descontar nela o medo que sente de perde-la e muito menos vai trata-la como um mero objeto de posse exclusiva dele e que não tem vontade própria pois alguns homens chegam a trancar suas esposas em casa com medo de serem traídos.
Sendo assim, procuremos zelar pelas pessoas que temos afeição, pois o ciúme nada traz além angustia, medo e sofrimento pra todos que cercam quem o tem.
Neste post apontei apenas um lado da moeda, o lado da mulheres. O outro lado da moeda , no próximo post.
Espero que tenham gostado ! Ate a próxima ! :)
Muito bom o post!!
ResponderExcluirMas é difícil lidar com esse sentimento...
Com certeza ele não vem do nada né! Alguma coisa provocou! É ruim quando é um delírio, aí sim! éca!
beijossss